sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Codorna chinesa



CODORNA CHINESA PINTADA
Sudeste asiático e Austrália.

DIMENSÕES
Cerca de 11 a 13 centímetros.

DISTINÇÃO ENTRE OS SEXOS

A diferença entre os dois sexos pode ser observada num rápido olhar à cor original desta espécie de aves. O macho tem marcas distintas pretas e brancas no pescoço.

CARACTERÍSTICAS SOCIAIS
A codorna chinesa pintada anda livremente pelo viveiro e tende a agredir outras espécies de aves. Dado que os machos da espécie são muito viris, é recomendável adquirir, não uma, mas várias fêmeas para sua companhia. Particularmente em espaços reduzidos, o macho tem tendência para, com muita freqüência, perseguir incessantemente as fêmeas. Dado que os machos são muito zelosos na demarcação do território durante a época de gestação, defendendo o espaço à volta do ninho e das crias, é aconselhável não manter estas aves em convívio com outras que não se descartam das suas obrigações paternais, mas manifestam um comportamento agressivo em relação à fêmea ou à cria. É aconselhável isolar estes machos. No entanto, este comportamento é freqüentemente provocado por um excesso de população.

ALOJAMENTO ADEQUADO

As codornas chinesas adaptam-se a quase todos os tipos de alojamento, desde que tenham espaço para se alojarem. São pássaros que vivem harmoniosamente com os pássaros ornamentais. Apesar de não requerem muitos cuidados alimentares, é aconselhável ter sempre algumas plantas na gaiola, que podem servir de abrigo.

TEMPERATURA AMBIENTE

As codornas chinesas são pássaros fortes. Não são muito exigentes no que diz respeito à temperatura ambiente. No entanto, devem Ter acesso a um abrigo noturno sem correntes de ar, sem umidade e que proteja da geada, bem como a um recanto com plantas, coberto, onde possam abrigar-se durante o Outono frio e os meses de Inverno.

ALIMENTAÇÃO

Muitos criadores de viveiro não alimentam as codornas chinesas separadamente. Em princípio, elas comem tudo o que as outras aves do viveiro desperdiçam. Uma alimentação base apropriada consiste numa mistura de sementes para aves tropicais de pequeno porte e sementes para canários.
Além disso, também apreciam pequenos pedaços de verdura e, é claro, conchas e areia, de onde retiram o cálcio que as ajuda a digerir os alimentos. Durante a época de criação, necessitam de alimentos com grandes porcentagens de proteína.

ATIVIDADES
As codornas chinesas são aves de solo, gregárias e ativas, que estão constantemente a ciscar o chão do viveiro em busca de alimentos. Aprecia um bom banho de areia para limpar a plumagem. Uma pequena caixa com areia fina e limpa é muito útil, para este fim. Certifique-se da sua remoção após o banho, para que não seja contaminada pelos excrementos.

CRIAÇÃO
As codornas chinesas são fáceis de criar. A fêmeas põe os ovos num pequeno buraco ao fundo do viveiro, preferencialmente num local abrigado sob um arbusto. Pode contar com oito ou dez ovos ou mais. O período de incubação é de 16 a 18 dias. Quando as crias saem dos ovos são precoces e conseguem, quase de imediato caminhar com a mãe; sendo capazes de bicar alimentos do chão. Necessitam igualmente de água, no entanto, uma vez que podem facilmente morrer afogadas dentro de um bebedouro de tamanho normal, é recomendável colocar no chão do viveiro um prato com água a um nível muito raso. Esta água deve ser mudada várias vezes por dia. O macho permanece com a fêmea e as crias ao longo da época da gestação, para afugentar quaisquer intrusos que se aproximem demasiado. Quando as crias atingem cerca de quatro semanas de idade estão aptas a cuidar completamente de si próprias, no entanto, é recomendável esperar mais quatro semanas, antes de as separar dos pais

Embora um casal de criação possa Ter duas ou três posturas por ano e criar as suas crias, a fêmea não choca os ovos. Limita-se a largar os ovos por toda parte e esquece-os. Por vezes não precisa de fazer mais do que reunir estes ovos, colocando-os numa cova sob um arbusto. Se tal não surtir efeito, os ovos devem ser colocados numa incubadora. As crias podem ser alimentadas com alimentos finos, tais como insetos, sementes tropicais e alimentos à base de ovos e ração própria para codornas.

Durante as duas primeira semanas, as crias podem ser aquecidas com uma lâmpada própria de aquecimento ou campânula elétrica. Para permitir que as crias se habituem à temperatura ambiente normal, pode ir subindo gradualmente a fonte de calor.

MUTAÇÕES

Existem diversas mutações conhecidas incluindo aquelas que apresentam marcas exóticas e as que não têm marcas no pescoço; algumas têm também cores exóticas, como ruivas, cor de canela, totalmente brancas, malhadas, bem como pastel.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

As codornas chinesas pintadas são das mais populares aves de viveiro. São muito recomendadas para principiantes e ficam muito mansa.

Um comentário: